Produtos

Fundada em 1883, por Carl Benz, a Benz & Co, com sede em Mannheim, produzia motores a gás e veículos, numa só unidade industrial, mas com produção separada. Em 1922, o departamento de motores se transformou em empresa autônoma, sob o nome Motoren-Werke Mannheim AG (ou Fábrica de Motores de Mannheim SA), a MWM.

Em 1926, a MWM passou ao controle do grupo industrial alemão Knorr-Bremse e, em 1933, entrou no segmento dos motores Diesel de pequeno e médio porte.

O escritório da MWM foi instalado na rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. Em 1955, a empresa adquiriu um terreno no bairro de Jurubatuba (Santo Amaro), onde a empresa continua instalada até os dias de hoje. A montagem dos motores, com índice de nacionalização de 25%, teve início em 1956 nas instalações de Naumann Gepp. Esses motores se destinavam a grupos geradores e barcos de pesca. Neste mesmo ano, teve início a construção da fábrica da MWM, que passou a operar em 1957, com apoio financeiro da MWM Mannheim, que assumiu a maioria acionária.

Em 1986 houve mudanças na estrutura do grupo. A Knorr-Bremse vendeu todas as divisões de motores MWM da Europa e EUA, mantendo apenas a unidade brasileira.

Trechos retirados do Site da MWM: http://www.mwm.com.br/site/bra/empr_mot_hist_hist.asp

International

A International Engines South America, principal empresa em desenvolvimento e exportação de motores diesel do Mercosul, faz parte do International Engine Group, líder mundial em tecnologia e em fabricação de propulsores a diesel na faixa de 160 a 300 cv.

Com 46 anos de atividades na região e 1.000 colaboradores diretos, a empresa possui Centro de Tecnologia e de Negócios em São Bernardo do Campo (SP) e duas unidades industriais, uma instalada na em Jesus Maria, região de Córdoba, na Argentina, e outra na cidade de Canoas (RS), no Brasil.

A International Engines está instalada no Mercosul com o objetivo de atender os clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para todo o mundo. As duas fábricas estão preparadas para competir globalmente, com elevado nível de automação, modernos equipamentos e programas de gestão de qualidade e preservação ambiental que asseguraram as certificações ISO 9001, QS 9000, ISO/TS 16949:2002 e ISO 14001, além da Q1, instituída pela Ford Motor Company.

A empresa adota, como estratégia, produzir os mais eficientes motores diesel do mercado e consolidar-se como centro de fornecimento para o Mercosul e para os mais competitivos países do mundo. Com base nesse desafio, nos últimos cinco anos, desenvolveu um programa de investimentos de US$ 90 milhões para a modernização das unidades industriais e a produção de motores considerados o edge em tecnologia diesel para o segmento.

Trechos retirados do Site da International: http://www.nav-international.com.br/Institucional.asp?Idioma=1

A História da União de Duas Grandes Companhias

 Apenas dois meses após a união entre a MWM Motores e a International Engines South América, a nova empresa MWM-International Motores já apresenta ao mercado a sua identidade visual.



 A partir de agora, o azul da MWM se une às cores da International e ao tradicional diamante da Navistar, numa marca que mantém a integridade e tradição de ambos os nomes, bem como a associação de toda experiência, tecnologia e escala de produção mundial. A criação é assinada pela Cauduro Martino, agência que tem em seu portfólio algumas das grandes marcas globais.
 
Manter o diamante da Navistar International ao centro da logomarca mostra a força da corporação que possibilitou a união das companhias. Um sobrenome que faz da MWM-International uma das mais sólidas organizações no desenvolvimento e fabricação de motores diesel do mundo. 

A nova identidade visual passa a vigorar imediatamente em todas as ferramentas de comunicação da MWM-International. No entanto, os demais itens da companhia, como as embalagens, serão alterados paulatinamente.

Retirado do site da MWM: http://www.mwm.com.br/site/upload/pci/new/arquivo/mail_mkt.htm